Projetos Internacionais

A FEDESPAB tem uma parceria ativa com o programa Erasmus+ da União Europeia, o que permite o desenvolvimento de diversos projetos internacionais entre organizações e associações que envolvem participantes de várias idades, culturas e contextos.

Re-Crafts

O projeto Re-Crafts – Fortalecimento da Educação Profissional para promover empreendedores de Artesanato e Upcycling na cadeia do Turismo Cultural e Verde – tem como missão revitalizar o artesanato local e promover práticas sustentáveis por meio da educação profissional e do fortalecimento de empreendimentos culturais e turísticos baseados em reciclagem e valorização do património cultural. Esta iniciativa reúne uma rede de parceiros comprometidos com a inclusão, a sustentabilidade e o desenvolvimento comunitário de 5 países: Portugal, Espanha, Moçambique, Cabo Verde e Angola.

O objetivo central do Re-Crafts é fortalecer o património cultural local por meio do turismo e da expressão artística, capacitando comunidades a criar produtos sustentáveis a partir de materiais reciclados e locais. O foco está na formação profissional de qualidade e na promoção do empreendedorismo, contribuindo para a geração de emprego e a valorização de saberes tradicionais em contextos contemporâneos.

TEACH

O Projeto TEACH tem como objetivo disponibilizar a professores e estudantes de Ensino Profissional (com idades entre os 13 e os 18 anos) ferramentas e estímulos úteis para o desenvolvimento no âmbito do Novo Bauhaus Europeu (NEB), através de metodologias de ensino inovadoras enquadradas na Aprendizagem Baseada em Desafios (CBL).

Purple Steam

O projeto visa incentivas carreiras científicas e tecnológicas entre mulheres, ao mesmo tempo em que aumenta a conscientização sobre estereótipos vinculados a programas de formação profissional por meio de sistemas de gamificação. Apoiar e reconhecer as habilidade de estudantes de cursos profissionais em profissões STEAM por meio de mentoria aumentará a atratividade da educação e formação profissional, e a orientação profissional sincronizada entre instituições de ensino e empresas permitirá que os estudantes explorem diversas oportunidades de formação e emprego, promovendo maior flexibilidade e adaptabilidade no mercado de trabalho.